Onda de calor faz consumo de energia bater novo recorde

Onda de calor faz consumo de energia bater novo recorde

20 de fevereiro de 2025 0 Por redacao

Por conta da onda de calor que atinge todo o país, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou um novo recorde no consumo de energia do país. A demanda média de carga no Sudeste e Centro-Oeste, na última segunda-feira ficou em 54.599 megawatts (MW).

Continuar lendo

Em menos de 30 dias, esta é a segunda vez que houve registro de recorde de demanda média. O valor supera em 1,1% os 53.997 MW aferidos em 22 de janeiro.

Os estados do Sudeste têm registrado temperaturas acima da média para o período, o que aumenta o uso do ar-condicionado e de outros equipamentos de refrigeração. Nesta semana, por exemplo, o Rio de Janeiro atingiu o nível de calor 4 pela primeira vez após a criação do protocolo para altas temperaturas anunciado pela secretaria municipal de saúde. A temperatura chegou a bater 44º, a mais alta desde 2014.

O ONS informou que apesar do aumento da demanda, o SIN tem operado de forma estável e segura, garantindo o fornecimento de energia a todos os consumidores.

Instituto europeu aponta: Brasil é o país do mundo com maior probabilidade de calor extremo até o fim da semana

“O SIN (Sistema Integrado Nacional) tem atendido plenamente à crescente demanda de carga que vem sendo registrada ao longo das últimas semanas, o que demonstra que o sistema elétrico brasileiro é robusto e opera com segurança.”