Brasil se torna o terceiro maior mercado eólico no 1º semestre

7 de outubro de 2014 0 Por redacao

eolica

O Brasil se tornou o terceiro maior mercado eólico no mundo no primeiro semestre, em termos de nova capacidade instalada, segundo relatório da Associação Mundial de Energia Eólica (WWEA, na sigla em inglês), sobre o desempenho do período.

O país instalou 1,3 GW em nova capacidade, somando 4,7 GW de capacidade total instalada. Essa marca levou o país ao 13º lugar entre os maiores geradores eólicos do mundo. E a perspectiva, segundo a WWEA, era chegar ao 10º lugar, já em setembro, com a projeção de se ter 5 GW instalados.

Segundo a associação mundial, o Brasil respondeu por 7% de toda a capacidade instalada no mundo nos seis primeiros meses do ano, que chegou a 17,6 GW. Com isso, a potência instalada global alcançou 336,3 GW.

A China foi o maior mercado com a instalação de 7,1 GW, o correspondente a 41% do total. O país asiático contava no fim de junho com um parque de 98,6 GW, mas a WWEA salienta que a marca dos 100 GW já deve ter sido ultrapassada. A Alemanha começou a operar mais 1,8 GW, alcançando 36,5 GW.

A WWEA reparou ainda que a Ásia passou a ter o parque gerador eólico, com 36,9% de toda a capacidade mundial, ultrapassando a Europa, com 36,7%.

Fonte: Canal Energia