Eletrosul inicia construção de eólica no Rio Grande do Sul
Com a emissão da licença de instalação pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), nesta segunda-feira (20/10), a Eletrosul inicia as obras do parque eólico Hermenegildo, em Santa Vitória do Palmar e Chuí, extremo Sul gaúcho. O empreendimento agregará 181 MW de capacidade instalada ao complexo eólico Campos Neutrais, que reúne ainda os parques Geribatu (258 MW) e Chuí (144 MW). Serão investidos aproximadamente R$ 900 milhões no novo parque que, durante as obras, deverá gerar cerca de 1,6 mil empregos diretos e indiretos.
Segundo a Eletrosul, o canteiro de obras do consórcio construtor está mobilizado e, por isso, os serviços serão imediatamente iniciados. O parque Hermenegildo terá 101 aerogeradores, distribuídos por 13 usinas. As máquinas, fornecidas pela General Eletric (GE), são do modelo 1.7-100 (1,79 MW de potência e 100 metros de altura).
O contrato prevê que a GE manterá uma estrutura e prestará serviços de operação e manutenção para as usinas eólicas pelo prazo de dez anos. Os primeiros 21 aerogeradores deverão ser entregues no canteiro de obras até o final do ano e os 80 restantes, até fevereiro de 2015.
O complexo Eeólico Campos Neutrais reúne três grandes parques: Geribatu, Chuí e Hermenegildo –, que somam 583 megawatts (MW) de capacidade instalada – suficiente para atender ao consumo de 3,3 milhões de habitantes. O Parque Eólico Geribatu, com 258 MW divididos em dez usinas, está em fase final de implantação. No Parque Eólico Chuí, que terá 144 MW de potência instalada, em duas das seis usinas, as obras já estão na fase de montagem dos aerogeradores. Nas demais, estão em andamento os serviços de concretagem das bases. O investimento total no complexo chega a R$ 2,7 bilhões.
Fonte: Jornal da energia.