BNDES aprova R$1 bi em financiamentos a usinas eólicas
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou três operações de financiamento a projetos de energia eólica, no valor total de 1,07 bilhão de reais, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira.
As transações são anunciadas em um momento em que o banco tem reforçado o discurso de que não faltarão recursos para projetos no setor elétrico, principalmente para fontes renováveis, após investidores terem cobrado mais clareza quanto à disponibilidadade de financiamento.
Duas das operações divulgadas nesta quarta representam financiamentos de longo prazo, sendo 652,5 milhões de reais para 207 megawatts em usinas da Rio Energy Fundo de Investimento, no Ceará; e 273 milhões de reais para 93 megawatts em projetos da Chesf em parceria com a francesa Voltalia no Rio Grande do Norte.
Outros 144,9 milhões de reais representam um empréstimo-ponte que apoiará a construção de parques da Eletrosul no Rio Grande do Sul que somarão 181 megawatts em potência instalada.
Chesf e Eletrosul são subsidiárias da holding estatal Eletrobras, enquanto a Rio Energy pertence a um braço de investimento em energias renováveis da gestora de private equity norte-americana Denham Capital.
Fonte: Reuters