Aneel abre audiência para discutir regras para geração distribuída
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou a abertura em 221/1 de audiência pública para discutir novas regras para mini e microgeração de energia elétrica, que é chamada de geração distribuída. No modelo de geração distribuída, os consumidores produzem a própria energia por meio de placas de geração solar. A audiência pública ocorrerá entre 24 de janeiro e 19 de abril.
Pela regra atual, a energia gerada além da quantidade consumida em uma unidade com micro ou minigeração pode ser injetada na rede da distribuidora. A quantidade de energia é valorada pela tarifa estabelecida para todos os consumidores, o que gera créditos que são abatidos na conta de luz. Entretanto, estudos apontam que a regra atual pode levar a custos elevados para os demais usuários que não produzem a própria energia.
No modelo atual, os consumidores não pagam pelo uso da rede de fios das distribuidoras de energia. De acordo com a Aneel, a audiência tem por objetivo analisar diferentes alternativas para “o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, previstos na Resolução Normativa 482/2012, tendo em vista a necessidade de definir uma forma de valoração da energia injetada na rede que permita o crescimento sustentável da geração distribuída no Brasil.”
Dados da Aneel mostram que, atualmente, há mais de 53 mil unidades consumidoras usando o sistema de micro ou minigeração distribuída e gerando um total de 660,13 MegaWatts (MW) de energia, a maior parte delas usam placas solares para gerar energia.
Fonte: Poder 360