Aneel concede efeito suspensivo ao reajuste tarifário da Copel
A Copel informou ao mercado nesta quinta-feira (26/06) que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), concedeu efeito suspensivo ao reajuste tarifário da companhia, aprovado na última terça-feira (24/06), durante a reunião de diretoria.
A decisão da agência consta no Despacho nº 2.037 de 25 de junho de 2014.O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), já havia determinado a suspensão do aumento de 35,05%. O Conselho de Administração da Copel também já havia deliberado em favor da suspensão.
“É preciso deixar claro que o reajuste foi proposto pela Aneel e o governo federal. Eu não aceito”, afirmou Richa, cuja candidatura à reeleição será homologada no próximo domingo (29/06). Ele explicou que do reajuste total proposto pela Aneel, apenas 1,5% se refere a custos da estatal paranaense de energia.
Este é o segundo ano consecutivo que a Copel não acata o índice deliberado pela agência reguladora. Em 2013, o governador tomou a mesma atitude, e recomendou que a concessionária não aplicasse o reajuste aprovado pela agência de 14,65%. Como o governo paranaense é o acionista majoritário, a Copel aplicou apenas parte do índice, limitando-se a reajustar as tarifas em apenas 9,55%.
Fonte: Jornal da Energia