
Com elevação de temperaturas, consumo de energia cresce em janeiro
Dados preliminares de medição levantados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) indicam aumento do consumo de energia em janeiro. Em todo país, o consumo chegou a 67.705 MW médios, o que corresponde a um crescimento de 6,5% ante igual período de 2018, ou de 4.116 MW médios.
O verão mais severo foi apontado como o principal motivo para o crescimento do consumo. No início desde ano, foram registradas temperatura bem mais elevadas do que em janeiro do ano passado, que apresentou um clima mais ameno.
Segundo a entidade, no Ambiente de Contratação Regulado (ACR), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, a alta foi de 7,3% no consumo. Esse dado leva em conta em sua análise a migração de consumidores para o mercado livre (ACL). Caso esse movimento dos agentes fosse desconsiderado, o consumo seria 8,5% maior.
Já no Ambiente de Contratação Livre (ACL), no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores, o consumo cresceu 4,5% quando a migração é incluída na análise. Sem a inclusão das novas cargas oriundas do ACR, o consumo teria aumento de 1,4%.
Os ramos da indústria que fazem parte do levantamento, incluindo dados de autoprodutores, são varejistas, consumidores livres e especiais.
Os setores que registraram as maiores altas na demanda foram: bebidas (+9%), transportes (+8,2%) e de serviços (+5,5%), quando a migração não é considerada na análise. No entanto, dois setores demonstraram retração no consumo, dentro do mesmo cenário sem migração: veículos (-2,9%) e têxtil (-1,8%). (Com informações do Estado de S. Paulo)