Geradora de energia Aggreko se retira de licitação para Jogos Rio 2016
A geradora de energia para grandes eventos Aggreko se retirou da licitação de fornecimento para a Olimpíada do Rio de Janeiro no próximo ano, disse nesta segunda-feira à Reuters o Comitê Rio 2016, em um duro golpe aos organizadores à medida que correm contra o tempo para garantir eletricidade para o maior evento esportivo do mundo.
O contrato para fornecimento de energia temporária é parte vital das preparações olímpicas, com a obrigação de garantir fornecimento estável e seguro para emissoras internacionais e as cerimônias de abertura e encerramento, além da energia de reserva para os locais de competição.
A saída da empresa mais experiente no setor de uma licitação tão importante é motivo de preocupação para os organizadores da Olimpíada, que estão sob grande pressão para cortar gastos, à medida que o país enfrenta um cenário de recessão. O governo já alertou que não tem dinheiro para cobrir qualquer excesso de custos.
A Aggreko já atuou em nove edições dos Jogos Olímpicos e em seis Copas do Mundo, incluindo a Olimpíada de 2012 em Londres e a Copa de 2014 no Brasil.
A empresa disse em nota que não comentaria sobre a desistência, uma vez que o processo de licitação ainda está em andamento.
O diretor de comunicação do Comitê Rio 2016, Mario Andrada, disse à Reuters que estava tranquilo com as companhias que ainda participam da licitação, cujo vencedor será apresentado ao Conselho para aprovação na terça-feira.
Duas outras fontes com conhecimento da licitação disseram duvidar que qualquer outra geradora de energia para grandes eventos tenha capacidade dentro do Brasil e experiência olímpica para cumprir totalmente as necessidades do contrato. É provável que quem ganhe a licitação tenha de alugar geradores da Aggreko, disseram.
Não se sabe o motivo para a Aggreko ter se retirado da licitação, mas as fontes disseram acreditar que a empresa sediada em Glasgow estava cansada das longas negociações, que ocorrem há dois anos, assim com as mudanças constantes na licitação e em quem vai pagar pelo contrato – o governo ou o comitê organizador.
Os organizadores estão com o tempo curto. Para os Jogos de Londres 2012, o vencedor do contrato de energia foi anunciado 20 meses antes do início dos Jogos, enquanto faltam oito meses para o início da Olimpíada do Rio, de 5 a 21 de agosto.
Em 2012, a Aggreko providenciou 550 conjuntos de geradores para Londres, assim como 1.500 quilômetros de cabos e 5.500 painéis de distribuição, em 39 locais.
Fonte: Reuters