IPCA-15 desacelera em dezembro, mas alimentos e bebidas sobem 8% no ano

IPCA-15 desacelera em dezembro, mas alimentos e bebidas sobem 8% no ano

27 de dezembro de 2024 0 Por redacao

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que funciona como uma prévia da inflação oficial do país, ficou em 0,34% em dezembro, após alta de 0,62% no mês anterior, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira, dia 27. Por outro lado, os preços dos alimentos e bebidas subiu 1,47% no mesmo período. No ano, o salto foi de 8% no setor.

IBGE: desemprego atinge menor nível da história, com taxa de 6,1% em novembro Ainda dá tempo: Hoje é o último dia para sacar o PIS/Pasep 2024. Veja se você tem direito

A maior pressão veio da alimentação no domicílio, que registrou variação de 1,56% em dezembro, com aumentos do óleo de soja e carnes. A alimentação fora do domicílio, por sua vez, acelerou 1,23%.

A desacelaração veio principalmente do alívio na conta de luz devido à mudança da bandeira amarela para verde, quando não há cobrança extra na conta de luz. Com isso, a energia elétrica residencial recuou 5,72% em dezembro.

O grupo Habitação, no qual está incluído o gasto com eletricidade, recuou 1,32%. Foi a maior queda entre os grupos pesquisados.

A Black Friday, época de promoções do varejo que começa na última semana de novembro e em muitos casos vai até meados de dezembro, foi outro fator que fez com que alguns preços ficassem mais modestos no mês.

Acima do teto

Mesmo com o fôlego, o índice fechou 2024 apontando uma inflação prévia de 4,71%. Isso significa que os preços subiram neste ano mais que o teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A meta é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Quando a taxa estoura o teto, ou seja, 4,5%, o presidente do Banco Central é obrigado a divulgar uma carta aberta explicando os motivos de não ter cumprido o objetivo fixado para o ano. Analistas projetavam avanço mensal de 0,45% e de 4,82% em 12 meses, segundo consenso da Bloomberg.

Saiba Mais:

Ficou para 2025: Governo adia pela quarta vez o início da portaria que limita trabalho em comércio aos feriados

Desfazer

Avião da Embraer com mais de 60 pessoas cai no Cazaquistão

Desfazer

Drone com câmera térmica localiza idoso perdido há dois dias em floresta nos EUA: ‘Milagre’

Desfazer

Mais recente Próxima IBGE: desemprego atinge menor nível da história, com taxa de 6,1% em novembro