Militares nomeados por Bolsonaro assumem comando de Itaipu

Militares nomeados por Bolsonaro assumem comando de Itaipu

27 de fevereiro de 2019 0 Por redacao

O presidente Jair Bolsonaro (PSL)  participou, no último dia 26, em Foz do Iguaçu, da posse do novo diretor-geral de Itaipu Binacional.  Em prosseguimento ao seu plano de confiar empresas estatais ou estratégicas a militares, o presidente empossou o general Joaquim Silva e Luna, ex-ministro da Defesa do governo Michel Temer.

O vice-almirante Anatalício Risden Júnior também foi empossado como novo diretor financeiro executivo. Bolsonaro também participou durante a manhã de uma reunião com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez. Um almoço marca o encerramento dos eventos oficiais.

Os militares substituíram Marcos Vitório Stamm e Mário Antônio Cecato, respectivamente. Os mandatos têm validade até 16 de maio de 2022. Os cargos de diretoria são renovados sempre a cada cinco anos e na data de 16 de maio, conforme prevê o parágrafo 3º do Anexo A do Tratado de Itaipu.

Vasta experiência – Ex-ministro da Defesa e general de exército da reserva, Silva e Luna é o terceiro diretor com formação militar a ficar à frente da condução do lado brasileiro da empresa. Ele esteve à frente do Ministério da Defesa de 27 de fevereiro de 2018 a dezembro do mesmo ano e foi o primeiro militar a comandar a pasta.

Com vasta experiência em planejamento estratégico, orçamento e gestão de projetos, o militar comandará o lado brasileiro da usina em um momento relevante para a binacional, às vésperas da renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu, que dispõe sobre as bases financeiras e vence em 2023.

(Com informações da BandNews FM Curitiba e do Portal Itaipu Binacional)