Onda de calor atinge o Sudeste, com o Rio podendo chegar aos 42ºC; veja previsão para todo o país

Onda de calor atinge o Sudeste, com o Rio podendo chegar aos 42ºC; veja previsão para todo o país

18 de fevereiro de 2025 0 Por redacao

Após uma segunda-feira com temperaturas elevadas, o calor continua a avançar no Sudeste nesta terça-feira. Destaque para a cidade do Rio de Janeiro, que pode ter termômetros marcando 42ºC, um dia depois da capital fluminense alcançar o Nível de Calor 4 (NC4). Este é o segundo mais alto do Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo do município, cuja escala vai até o NC5.

Enquanto o clima segue quente na região Sudeste do Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco alertas para chuvas intensas (dois laranja e três amarelos) para outras partes do território nacional.

Veja abaixo os alertas emitidos pelo Inmet:

Alerta laranja para chuvas intensas (Perigo)

Este é aquele alerta que indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou de 50 até 100 mm/dia, com ventos intensos que podem alcançar os 100 km/h. Além disso, o alerta de Perigo para chuvas intensas prevê possibilidade de queda de granizo, risco de queda de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.

Nesta terça-feira, estão sob o alerta parte das regiões Sul e Norte do Brasil. Destaque para as capitais Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).

Alerta amarelo para chuvas intensas (Amarelo)

É quando há possibilidade de chuvas de até 50 mm/dia, ventos entre 40 e 60 km/h, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Nesta terça-feira, três áreas nas regiões Sul, Norte e parte do Nordeste estão sob o alerta.

Previsão do tempo para terça-feira

Sudeste

A terça-feira deve continuar quente no Sudeste do Brasil, com temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar, o céu deve ficar entre nuvens em boa parte da região, menos no Estado de São Paulo, que pode receber pancadas de chuva isoladas ao longo do dia.

Outro destaque é o estado do Rio, que estará com termômetros passando dos 40ºC pelo quarto dia consecutivo. Segundo a meteorologista Andrea Ramos, um sistema de alta pressão no oceano favorece a manutenção de uma grande massa de ar quente sobre o Rio de Janeiro, assim, as frentes frias não chegam no estado e faz a temperatura subir em todo território.

De acordo com o Inmet, esta terça-feira terá mínima de 22ºC e máxima de 42ºC no Rio, enquanto São Paulo terá mínima de 20ºC e máxima de 35ºC. Belo Horizonte e Vitória podem chegar aos 34ºC.

Sul

Na região Sul do Brasil, as temperaturas apresentarão leve baixa, e as chuvas intensas alcançam o Paraná, Santa Catarina e destaque para o Rio Grande do Sul, que deverá ter os registros mais baixos do dia, explica a meteorologista Andrea Ramos.

— O Rio Grande do Sul estava enfrentando temperaturas elevadas, mas agora terá uma terça-feira mais amena, podendo haver chuvas intensas e até mesmo queda de granizo em algumas regiões isoladas. — explica.

Norte e Centro-Oeste

Nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil existe previsão de chuvas intensas com dois alertas emitidos pelo Inmet. Assim, as temperaturas devem sofrer leve queda nestas áreas, exceto em Roraima e Mato Grosso do Sul

Nordeste

As chuvas intensas devem atingir o Nordeste desde Pernambuco até o Maranhão. Mas Alagoas, Sergipe e boa parte do território baiano devem ter uma terça-feira sem chuva, mas com céu com bastante nuvens. Assim, as temperaturas também sofrerão queda, mas a sensação de mormaço deve persistir.

Quando o calor irá embora?

Segundo Andrea Ramos, o calor ainda deve persistir até o final do mês de março, mas é possível que tenhamos pequenas variações na temperatura. Os dias mais amenos devem ocorrem na próxima semana.

— O verão irá ficar até o dia 20 de março, então, o calor ainda deve persistir pelas próximas semanas. No entanto, a partir da quarta-feira da próxima semana e se estendendo até a outra terça-feira, é possível vermos temperaturas um pouco mais baixas — afirmou Andrea.

Mas segundo a profissional, é bom comemorar o pouco tempo de queda, porque no começo do mês de março já haverá uma nova elevação do calor na parte Sudeste e Sul do Brasil, enquanto Centro-Oeste, Norte e Nordeste podem apresentar novas chuvas.

Inscreva-se na Newsletter: Jogo Político

Inscrever