
Polícia Civil abre inquérito para apurar morte de jovem prensado por maquinário em Rio Claro
Nailson Aparecido Pereira Silva, de 23 anos, morreu prensado por um maquinário na empresa De Heus Brasil Nutrição Animal no fim de semana.
Um inquérito por homicídio culposo foi instaurado na segunda-feira (27).
A empresa informou que as causas do acidente estão sendo investigadas pela equipe interna de segurança e meio ambiente, juntamente com os órgãos competentes locais.
A Polícia Civil de Rio Claro (SP) investiga a morte do jovem de 23 anos prensado por um maquinário na empresa De Heus Brasil Nutrição Animal no fim de semana. Um inquérito por homicídio culposo foi instaurado na segunda-feira (27).
O delegado Eusmar Danilo Bortolozi Broetto, do 2º Distrito Policial (DP), disse ao g1 que vai aguardar os laudos do Instituto de Criminalística (IC) e Instituto Médico Legal (IML), além de ouvir funcionários e pedir imagens de câmeras de monitoramento do local.
O acidente aconteceu na manhã de sábado (25) na unidade do distrito industrial. Nailson Aparecido Pereira Silva trabalhava na linha de produção desde agosto de 2024. O corpo do jovem foi enterrado em Itirapina (SP) no domingo (26).
O acidente
Segundo o boletim de ocorrência, Nailson e outro funcionário realizavam a limpeza interna de um maquinário, auxiliados pelo responsável de manutenção. O procedimento deve ser feito com a energia elétrica da máquina desligada, pois desta forma as comportas ficariam abertas.
De acordo com o B.O, o responsável por operar o maquinário disse ter realizado uma ação de segurança no painel de controle. O equipamento foi religado, fechando as comportas, e pressionando o corpo de Nailson.
O Serviço e Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou atendimento ao jovem, mas ele não resistiu aos ferimentos.
No dia do acidente, a polícia ouviu os dois funcionários que estavam com a vítima. As imagens das câmeras de segurança do local devem auxiliar nas investigações.
O que diz a empresa
Em nota enviada ao g1, a empresa informou que as causas do acidente estão sendo investigadas pela equipe interna de segurança e meio ambiente, juntamente com os órgãos competentes locais.
“Desde então, a De Heus está em contato com a família de Nailson para prestar as suas condolências e, também, providenciar todo o apoio e suporte necessários neste momento difícil”, diz o texto.
A empresa esclarece ainda que todos os protocolos de segurança – incluindo treinamentos de equipe, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e manutenção dos maquinários – são realizados de forma contínua, com o devido supervisionamento e preceitos de segurança do trabalho.
A De Heus Brasil decretou luto oficial em suas duas unidades na cidade de Rio Claro na segunda-feira.
Outro caso
Esse foi o segundo acidente de trabalho registrado na região em menos de uma semana.
Na terça-feira (21), dois homens ficaram feridos após caírem de uma plataforma elevatória no centro de distribuição da Supley no distrito industrial de Matão (SP).
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez o resgate dos homens, que não tiveram as identidades divulgadas.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV: