Projeto Energia do Bem começa a ser implantatado em Joinville

10 de julho de 2015 0 Por redacao

fotoA semana termina com boa notícia para os joinvilenses. Assinada na última segunda-feira (06), a parceria entre Celesc e Prefeitura começa a ser implantada nesta sexta-feira (10). O Projeto Energia do Bem, que visa reduzir os gastos com energia através de instalação e substituição de equipamentos irá beneficiar as famílias cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica.

Para atingir a redução, lâmpadas incandescentes serão substituídas por lâmpadas fluorescentes, aquecedores a energia solar para chuveiros serão instalados e refrigeradores serão substituídos por similares mais econômicos. De acordo com o gerente de Projetos da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da Celesc, Marcio dos Santos Lautert, em Santa Catarina, 43 municípios estão incluídos no projeto atualmente. Os consumidores que participarem do projeto poderão ter uma redução de até 70% no valor final da fatura de energia. Segundo Lautert, a estimativa de economia de energia para a cidade é de 2.100 MWh por ano. “Essa estimativa corresponde a abastecer anualmente nove mil residências”, ressalta.

A primeira etapa de implantação do Energia do Bem inicia hoje com a visita dos técnicos para avaliação dos refrigeradores, da viabilidade de instalação do sistema de aquecimento solar e o cadastramento de quantidade de lâmpadas que serão trocadas. “No momento da visita, que chamamos de Diagnóstico Energético é entregue um kit contendo materiais com dicas de economia para as famílias”, afirma o gerente.

Após a primeira etapa de avaliação, o projeto segue com a substituição de refrigeradores, substituição das lâmpadas e instalação do sistema de aquecimento solar. Os refrigeradores com mais de cinco anos de uso ou que apresentem desgastes que impactam no consumo de energia serão substituídos. Este processo inicia no final de julho e a última etapa, que é a instalação do sistema de aquecimento está prevista para iniciar em dezembro. O valor total do investimento do projeto em Joinville é de R$5,6 milhões.

Além das etapas técnicas, durante o processo de implantação do projeto, são realizadas palestras à comunidade dando dicas de economia e segurança. “Essas palestras buscam conscientizar sobre a importância de se ter uma ligação de energia regular”, enfatiza Lautert.

Segundo o gerente, todos os produtos substituídos terão um destino apropriado. “Todos os refrigeradores e lâmpadas substituídos são enviados para o descarte ambientalmente correto. Os refrigeradores são enviados para São Paulo, onde há uma empresa especializada na retirada do gás. As lâmpadas estão sendo descartadas em São João do Sul”, afirma.

Para Joinville estão previstos 2.000 refrigeradores, 1.000 aquecedores e 4.000 kits de lâmpadas fluorescentes que poderão beneficiar cerca de 4,7 mil famílias joinvilenses.

Fonte: ND Online