Rio tem previsão de chuva forte e ventos intensos nesta quarta-feira
A virada no tempo chegou ao Rio de Janeiro de vez nesta quarta-feira. Embora tenha sido registrada chuva na noite de ontem na capital, hoje pode ganhar força, com pancadas de intensidade moderada a forte ainda a partir desta manhã, segundo o Alerta Rio. Ainda podem ocorrer raios e rajadas de vento moderadas a fortes. O calorão dá trégua, com máxima prevista de 28 graus. O Rio de Janeiro é um dos sete estados que tem alerta laranja, categoria de “perigo” no grau de severidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Continuar lendo
Sancionados: Paes inclui seis comemorações religiosas, de pastora a entidade, no calendário da cidade; confira Carta compromisso: Rio e Niterói oficializam candidatura conjunta para sediar Jogos Pan-americanos em 2031
Na capital, o Centro de Operações Rio (COR) informa que a cidade entrou em estágio 2 às 7h20 desta quarta, devido a registros de chuva moderada em pelo menos duas estações do Sistema Alerta Rio, à previsão do acumulado de chuva para as próximas horas e ao aviso de ressaca. Este estágio — o segundo nível em uma escala de cinco — significa haver riscos de ocorrências de alto impacto. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.
A partir das 18h desta quarta-feira, tem início o aviso de ressaca para todo o litoral do Rio de Janeiro emitido pela Marinha do Brasil. O término é previsto para as 18h de quinta-feira (5). Há previsão de ondas entre 2,5 metros e 3 metros de altura.
Já foi registrada chuva em diversos bairros, em todas as regiões da cidade do Rio. Até o momento, não há grandes impactos no município. O tempo fica instável por conta da passagem de uma frente fria e o transporte de umidade para o continente.
Alerta laranja
O alerta emitido pelo Inmet tem validade até as 10h desta quarta-feira. O aviso representa chuvas entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/dia e 100 mm/dia e ventos intensos de 60 km/h a 100 km/h, com queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
O Rio de Janeiro é o único estado a ter todos os municípios com o alerta.
O Centro de Operações Rio (COR) destaca as recomendações em caso de vento forte:
Em casa
Feche portas e janelas Feche também persianas e cortinas para evitar que estilhaços se espalhem caso alguma janela quebre Feche o registro de gás Evite deixar objetos em locais altos, pois podem cair Se faltar luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.
Na rua
Não se abrigue debaixo de árvores ou coberturas metálicas Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente no mar Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda Cuidado! Caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida.
Previsão do tempo
Segundo o Alerta Rio, chove nesta quarta e na quinta-feira, efeito do transporte de umidade do oceano em direção ao continente. O sol volta já na sexta-feira. A previsão, até o momento, é de um fim de semana sem chuva. Veja como fica:
Quarta-feira, 4: céu nublado a encoberto com chuva moderada a forte isolada pela manhã e à tarde, e fraca a moderada isolada à noite e de madrugada. Mínima de 17 graus e máxima de 28 graus. Quinta-feira, 5: céu nublado a encoberto com chuva fraca a moderada isoladas a qualquer momento. Os ventos estarão fracos a moderados. Mínima de 19 graus e máxima de 31 graus. Sexta-feira, 6: céu nublado a parcialmente nublado. Sem chuva. Mínima de 20 graus e máxima de 34 graus. Sábado, 7: céu parcialmente nublado. Sem chuva. Mínima de 21 graus e máxima de 36 graus. Domingo, 8: céu parcialmente nublado a nublado. Sem chuva. Mínima de 20 graus e máxima de 32 graus.
Mais recente Próxima Paes inclui seis comemorações religiosas, de pastora a entidade, no calendário da cidade; confira