Segurança Energética é desafio para o Brasil nos próximos anos
Nos próximos dez anos, o planejamento energético do MME, considerando os estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2022, indica uma taxa média de crescimento de 4,7% ao ano para o consumo de eletricidade e para a demanda total de energia, num cenário de PIB que irá variar de 4,5% a 5% ao ano. Além disso, um documento recente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) afirma que o consumo de eletricidade no Brasil irá triplicar até 2050, indo dos atuais 513 TWh para 1.624 TWh.
Portanto, o fornecimento seguro de energia elétrica para o país inteiro é um tema de extrema importância que deve ser discutido e profundamente estudado, principalmente durante a crise energética que o setor enfrenta atualmente.
Os debates sobre o tema envolvem diversos aspectos nas etapas de geração, transmissão e distribuição de energia, como as restrições ambientais à construção de grandes reservatórios, formulação e implantação de políticas públicas, inadequação da infraestrutura de transmissão, melhoria da eficiência no uso da energia, entre muitos outros.
A busca constante por soluções que possam conter uma possível crise de escassez de energia no país é o que motivou a escolha pelo tema da Sessão Especial “Garantindo um fornecimento de energia elétrica confiável no Brasil – mudança ou colapso”, que acontece no dia 22 de outubro, das 10h30 às 12h no Transamérica Expo Center, e faz parte da programação do Power Brasil Events, realizado pela PennWell do Brasil.
A Sessão Especial contará com importantes profissionais que já confirmaram participação, como o Dr. Edvaldo Santana, ex-diretor da ANEEL, que dará embasamentos da área acadêmica e de regulamentação, o Dr. Newton Duarte, vice-presidente da ABINEE e presidente da COGEN, a Drª. Elbia Melo, economista especializada no setor de energia e atual presidente executiva da ABEEólica, e o Dr. Michael Vahrenkamp, diretor executivo da Steag Energy Services do Brasil, que possui larga experiência no setor elétrico mundial. O debate será moderado pelo jornalista especializado no setor elétrico, Wellington Bahnemann.
“Muitas questões serão levantadas sobre o problema, como a geração de energia por outras fontes, planejamento do governo e questões regulatórias”, explica Bahnemann. “Estou muito feliz em participar como moderador da Sessão Especial desse ano e acredito que essas discussões podem de fato trazer diferentes pontos de vistas sobre o tema e apontar possíveis caminhos para reduzir os impactos da crise energética que o país vem enfrentando”, completa.
O Power Brasil Events acontece entre os dias 21 e 23 de outubro, no Transamérica Expo Center, e irá congregar os eventos simultâneos POWER-GEN, Hydrovision e DistribuTECH Brasil.
Fonte: Ambiente Energia