
Tereza Cristina discute desconto sobre energia para produtor rural
Produtores do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba apresentaram queixas à ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Em recente visita à Usina Japungu, em Santa Rita, na Paraíba, a ministra se reuniu com integrantes do setor sucroalcooleiro, que alegaram problemas para arcar com os altos custos da energia.
Tereza Cristina, por sua vez, defendeu que o Congresso Nacional discuta o decreto que acaba com os descontos no pagamento da energia elétrica para produtores rurais. A ministra disse ter sido convidada a debater com lideranças da Câmara dos Deputados o decreto assinado na gestão Michel Temer.
Associações e lideranças do setor elétrico, da indústria e de consumidores se uniram para impedir a aprovação do decreto que retoma o subsídio da energia para agricultores. O benefício concedia desconto entre 10% a 30% para clientes rurais, sem contrapartidas. Em carta ao Congresso, o grupo destaca que metade da conta de luz dos consumidores são subsídios, taxas, encargos e impostos, uma distorção que onera clientes residenciais e industriais, afetando a produção e o emprego.
O deputado Heitor Schuch (PSB-RS) já apresentou um projeto de decreto legislativo para derrubar a decisão do governo Temer. Um decreto publicado pelo governo Michel Temer no fim do ano passado prevê o fim dos descontos na conta de luz de produtores rurais daqui cinco anos. O benefício custa R$ 3,4 bilhões por ano e é pago pelos demais consumidores de energia de todo o País. O desconto será reduzido em 20% ao ano, até ser extinto.
(Com informações da Agência Estado de S. Paulo)